BRANCOPESCA BLOGUE

Boas,desde já a todos,este será um blogue dedicado,a todos os amantes da pesca,do mar e de tudo o que ele têm,para nos oferecer em particular o bons momentos,que de uma forma ou outra todos nós, amantes deste hooby,ja passámos,passamos, e se Deus quiser passaremos,fazer uma partilha dos mesmos,de nós para todos voçês,e de voçês para nós,partilhar experiênçias,conheçimentos,truques gerais e tradiçionais,e açima de tudo,desfrutar de uns bons momentos,cumps e um abraço para todos.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Pargos,um dia no "reef"com o mestre Filipe.

Sexta feira,2h30 da manhã e já todos prontos a porta do amigo Filipe,sinceramente passei a noite em branco era já perto da uma da manhã e em vez de tentar descansar um pouco ainda andava pelo youtube a ver filmagens de pesca aos pargos,pois além de ser uma espécie de peixe que nunca tinha capturado aqueles grandes exemplares,só poderiam dar uma luta fenomenal se tivesse a sorte de me calhar ao menos um,a adrenalina era demais para me deixar pregar olho,assim sendo mudámos as coisas para a carrinha e lá fomos 5 companheiros a procura deste magnifico peixe,motor a trabalhar e ai fomos nós a caminho de Sines onde o "Dos Santos",aguardava pela nossa chegada a embarcação do filipe,a meio do caminho uma pequena paragem numa area de serviço para tomar o cafézinho da manhã,no meu caso logo dois para ,manter a pestana bem aberta,rumo ao destino fizémos então o resto do caminho até ao porto de abrigo,sempre nas mesmas conversas de pescadores,aqueles que já tinham saido e como sempre os monstros que já toda a gente tinha perdido............


.......tava então na hora de carregar o material para bordo pois iriamos sair de Sines com destino ao "reef" e a viagem ainda levaria perto de uma hora,um dos meus maiores medos era enjoar,pois tinha tido umas experiências antigas,nas Berlengas",e tinha lá passado muito mal,mas o tempo hoje estava a ajudar o vento soprava muito fraco e com uma ondulação inferior a um metro tava 5 estrelas para um dia bem passado a procura dos nossos amigos......



......o mar estava mesmo 5 estrelas passeia a maior parte do dia,a pescar com as pernas de fora,sentado na ré,junto a escada,lindo este mar e mais ainda com os burros que acabariam por alegrar o dia........ 


.........fizémos então viagem cerca de uma hora e chegádos a zona já por lá se encontravam alguns barco a procura do mesmo que nós,avagámos marcha e começou então o meu amigo filipe a sondagem da zona volta para aqui volta para ali ele bem sabia o que estava a fazer,pois teve um grande mestre que lhe deu uma grande escola desta vida do mar,embora eu não perceba muito isto deu para ver bem que uma coisa é saber ler a sonda e ver um sitio bom para tentar,outra bem diferente e essa para mim é a que mais conta é conseguir fundear no local escolhido definitivamente não é para todos,e de certeza que no fim do dia faz a diferença numa pesca bem sucedida,e uma pescaria fracassada,mais umas voltas e coloca o barco onde queria manda largar ferro,até fazer fich,laga corda e eis que manda prender,tavamos então onde queria,pessoal logo a montar as canas e as pescas,e não tardou muito para que saisse o primeiro Pargo,o amigo Paulo um "velho"lobo do mar nestas andanças,cravou o primeiro um bom peixe já a passar dos 2kg,entretanto o Pedro leva outra valente mocada,crava mas desferra de imediato,só vinha mesmo a cabeça da sardinha,infelizmente para ele pouco tempo depois a pesca tava feita começou a sentir se enjoado e só o voltei a ver no fim do dia........
O tempo foi passando e por esta fase a maré já se aprontava para virar não voltámos a sentir peixe por ali,levantámos então ferro e fomos para outro destino um pouco mais para fora,chegádos a zona mais do mesmo,o mestre Filipe sabia o que fazia sondar,sondar mais umas voltas até que o coloca onde queria e largar ferro.....
-É mesmo aqui que eu queria que ele ficasse,aqui vai dar uns peixes!!!!!!!!disse ele mesmo convencido!!!!

E não se enganou,logo no primeiro lançamento que ele faz,zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz,é peixe valente que luta,cabeçadas aqui e ali mais um pouco de fio,maiszzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz,e com calma de quem já tem muitas horas daquilo na bagagem lá foi recuperando o peixe até a superficie,onde eu tive o prazer do encestar,e que belo Pargo,bicho que passou dos 6 kg,mais ao lado já o nosso amigo Paulo tinha o seu saltiga a cantar,era mais um burro que lá estava e mais um pouco em seco no barco..........


Dois lindos peixes tirados pelo mestre Filipe............


Entretanto o tempo ia passando e eu não ia sentindo nada,até que numa fase sinto um pequeno mamar,dou lhe uma valente ripada,e o carreto,zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz,mas o bicho descrava,nova iscada jogo lá para dentro e em pouco menos de dois minutos,zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz,outro,manda me duas valentes cabeçadas,dois peixes seguidos embora,nesta fase sinceramente já estava a ficar f.......,nisto oiço o carreto do filipe mesmo ao meu lado zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz,batalhou,batalhou,até que o coloca cá fora,era um lindo Pargo Azul...................


...........lindo peixe pessoalmente nunca tinha visto,nisto mando a minha pesca para baixo,e iamos falando do peixe acabado de tirar que era bonito que era isto e aquilo,sinto novamente um mamar,dou lhe uma mocada,zzzzzzzzzz e eis que desta vez fica cravado,começo a recuperar com calma pois não queria perde lo.era o meu primeiro pargo,independentemente do tamanho era o primeiro,ponho a tona com calma e o meu amigo Pinto vai lá com o cesto e .........cá fora tava feita a minha primeira captura,por mim o dia tava ganho,tava feliz da vida e com o meu objetivo a que me tinha comprometido realizado.........



.......não sendo nenhum monstro,foi o primeiro,um peixe que pouco passou dos 2kg mas que vos digo que deu uma jantarada espetacular, e ainda por cima na modalidade da chumbadinha,que não é nada fácil foi a primeira vez,nisto enquanto tirávamos as fotos,eis que chegava a vez do Pinto era agora a vez dele,com o carreto,zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz,o peixe não enganava era de certeza um bom exemplar,com calma veio trazendo,e já na superficie,calhou me novamente a mim ter o privilégio de o pôr a seco,lindo peixe também...................


..............mais umas fotos e nisto voltamos a ouvir o saltiga a cantar era o amigo Paulo,a trazer mais um,e acabou por se desferrar,infelizmente,perder peixes deste tamanho é sempre chato pois no que me diz respeito a mim basta um para ter a pesca feita.................


.............em resumo para mim foi um dia inesquécivel,o meu primeiro pargo e com o privilégio de assistir e ajudar numas lindas e belas capturas,numa bela companhia,o Pinto,o mestre Filipe,o Paulo e o Pedro que infelizmente não pode desfrutar de tudo isto,tava então na hora de dar a investida por terminada,pois o regresso a casa ainda era longo,na viagem para cima ninguém parecia cansado,a adrenalina ainda era muita e toda a gente só já pensava numa próxima investida,a qual espero o mais rápido possivel,um grande abraço a todos e grandes pescarias!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1







17 comentários:

  1. Mas que grande jornada Nuno!
    Na primeira investida a eles que fazes e ter oportunidade de tirar e ver sair grandes exemplares é realmente uma experiência que marca e só nos deixa a pensar na próxima.
    Parabéns pela tua primeira captura e agora que venham mais jornadas dessas ;)

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande inácio obrigado foi deveras uma experência unica,grande abraço.

      Eliminar
  2. Viva!

    Belos peixes e parabéns pelo baptismo.

    Abraço

    Ernesto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OHHHHHH,um mestre desta pesca,muito obrigado amigo ernesto,quem sabe um destes dias a gente se encontra ai por baixo,grande abraço.

      Eliminar
  3. sim senhor mais uma grande pescaria, valeu a perda de sono... sou, um seguidor do teu blog e desde ja parabens pelo mesmo pelos magnificos relatos de pescarias e elucidaçoes que das das mesmas ,este hobi desportivo que muitos de nos temos o prazer de fazer, parabens muita saude e cuntinuaçao de boas ferrragens, talvez um dia destes pocamos fazer uma pescaria juntos e trocar ideias e informaçao.grande abraço.chla@sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo muito obrigado pela sinceridade um grande abraço e um dia talvez quem sabe...

      Eliminar
  4. Boas Master,

    grandes e bonitos peixes.... esses pargos devem ter dado um luta porreira ;)

    Grd abr e ficamos à espera de mais ,)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas master,os bichos lutam bem pela vida e não se deixam enganar com três cantigas,são um predador fantástico,grande abraço.

      Eliminar
  5. Boas Nuno! passas-te mesmo ao lado da minha casa, moro muito perto da marina, já pesquei no reef, mas também não me calhou nenhum, é uma pesca difícil com muita paciência, mesmo assim um pargo com 2 Kg já é um bom pargo, que dá perfeitamente para a família:):) , parabéns um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande joão e deu mesmo uma grande jantarada,esta pesca não é fácil mas com o tempo,quero lá chegar,pode ser que para a próxima te dê um toque para ires pagar um café,grande abraço.

      Eliminar
  6. Boas Nuno,
    Mudança de ares e logo com uma grande jornada de pargos de respeito.
    Apesar de não teres tirado nenhum monstro, 2 kgs já dá umas valentes cabeçadas, e independentemente disso foi a tua estreia com pargos, fica para sempre na memória.
    Agora é aguardar ppor novas aventuras.
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo pedro é verdade para mim foi uma vitória agora é lá ir mais vezes para aperfeiçoar,um grande abraço.

      Eliminar
  7. Parabéns pelo 1º Pargo!
    E o resto da pesca, sim senhor...:)

    Agora já estou mesmo a ver, é só Pargos, que vão chover por aqui!:)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas manel obrigado,foi um dia em cheio com capturas mesmo dignas de registo esse voço mar ai para sul é um luxo,que na qualidade quer na quantidade,um grande abraço amigo.

      Eliminar


  8. Boas grande Nuno, fico mto feliz por ti amigo, pois para uma primeira vez, tiraste um belo Pargo companheiro. Deves ficar mto contente pela tua prestação, pois como sabes, já muito boa gente foi ao reef e veio sem nada.
    Ao contrário do que o pessoal diz, na minha opinião, a pesca à chumbadinha é complicado e tal como tudo, demora o seu tempo aperfeiçoar.
    Um grande abraço amigo e tenho saudades dos nossos cafés...:-)

    Luis Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhhh,o campeão das corvinas,como é amigo,tens toda a razão não é tão fácil como parece mas vou tentar me aperfeiçoar,também eu amigo e ainda por cima não bebemos nenhum para comemorar a tua ultima "burra",que monstro amigo,grande abraço e fico a espera dos teus relatos agora com capturas bem mais exóticas.

      Eliminar
  9. Boa tarde! grandes momentos esses de pesca! parabéns!! é esse também o meu sonho!!!
    será que me pode arranjar o contacto dessa embarcação por favor?
    Abraço,
    Paulo Valente.

    ResponderEliminar